≡ Menu

Apenas um objetivo na vida

Em um mês e meio nasce minha filha. Este momento, aliado aos meus atuais 40 anos, me expôs a uma nova perspectiva que não tinha pensado até então. A vida é relativamente simples quando a vemos sob uma visão mais abrangente. Foi então que me dei conta de que para viver uma vida plena não precisamos de uma constituição com centenas ou milhares de artigos, não precisamos de dez mandamentos, precisamos seguir apenas uma máxima:

Buscar ser o melhor pai do mundo!

E por melhor pai do mundo, não quero dizer aquele que faz tudo que os filhos querem, mas sim aquele que educa pelo exemplo, que mostra o certo e o errado não com palavras, mas com atitudes, dia após dia, todos os dias.

Ser o melhor pai do mundo basta. Ser o melhor pai do mundo significa mostrar para minha filha o mundo que acredito existir, com pessoas boas, preocupadas em fazer o que é certo e para o bem de todos. Ser o melhor pai do mundo é respeitar as leis de trânsito, é dirigir com cortesia, é não furar as filas, é respeitar as vagas preferenciais para idosos, grávidas e deficientes físicos.

Ser o melhor pai do mundo implica automaticamente em ser o melhor marido do mundo. Respeitar a mãe da minha filha sendo fiel e ajudar nas tarefas da casa, por exemplo, para mostrar para minha filhinha o tipo de homem que ela pode esperar encontrar para compartilhar seus dias no futuro, ou seja, nada menos do que a mãe dela tem em casa.

Ser o melhor pai do mundo é ser também o melhor amigo do mundo. É vibrar com a alegria de quem nos escolheu para compartilhar os melhores momentos da vida e ouvir com atenção quando alguma coisa os aflige. É ser parceiro para as festas e ombro amigo para as crises. É ouvir e não falar nada, ou escutar e falar até cansar, dependendo do que seu amigo precisa naquele momento. É compartilhar os melhores momentos com aqueles que escolheram a nós como sua família estendida.

Ser o melhor pai do mundo significa ser o melhor profissional do mundo. Aquele que respeita o tempo de seus clientes e colegas, chegando no horário combinado, aquele que busca o melhor para seus clientes e não apenas o melhor para si próprio, aquele que assume a responsabilidade por seus atos quando as coisas eventualmente dão errado. Ser o melhor profissional do mundo é resolver as coisas, sem jogar suas responsabilidades nas costas dos outros, ou buscar desculpas em fatores externos.

Ser o melhor pai do mundo é mostrar que o mundo é um bom lugar para se viver, e que só depende de cada um de nós mantê-lo assim. Ser o melhor pai do mundo é ser o exemplo. E torcer pelo melhor.

Este é a partir de hoje o meu único objetivo na vida. O resto é simples consequência.

{ 1 comment… add one }
  • maxi Roney 09/09/2013, 12:39

    Muito legal o texto. Parabens!

Leave a Comment