≡ Menu

Aproveite o que lhe servir

Acho que algumas vezes irrito algumas pessoas com as coisas que escrevo. Se você for uma delas, saiba que não é meu objetivo irrita-la com minhas idéias. Escrevo sobre meu dia a dia e sobre as experiências que vivo e as coisas que aprendo. Muitos desses aprendizados são bastante diferentes do status quo. E é esta diferença que costuma irritar as pessoas.

Alguns exemplos rápidos:

  • Digo que você deve trabalhar apenas com o que ama: a resposta típica é a de que não é possível ganhar dinheiro e sustentar uma família fazendo apenas o que amamos.
  • Descrevo o uso que faço dos consórcios como investimento: algumas pessoas retrucam que não é possível obter lucros com algo em que pagamos uma taxa de administração.
  • Falo que o Pensamento Positivo funciona: resposta típica, “passo horas pensando em ganhar a Megasena, mas ainda não fiquei milionário”.

Estas pessoas não se dão conta de que estão lendo e interpretando o que escrevo com seus próprios filtros e crenças limitantes. O que tento dizer é diferente do que elas compreendem. E como meus resultados não fazem sentido em sua visão do mundo, melhor atacar o mensageiro.

Fazer o que se ama não significa fazer apenas o que se gosta, mas sim, fazer algo onde na maior parte do tempo estamos fazendo o que gostamos. Significa, para um programador de computadores, trabalhar mais com programação e menos com interação com os clientes, por exemplo. Significa aceitar um emprego em uma empresa que nos agrade e rejeitar uma oferta de uma empresa que não respeite nossos ideais. Mesmo que a segunda ofereça salários melhores para tentar compensar. Mais salário provavelmente não contrabalance o stress de trabalhar em um ambiente que nos desagrade.

Investir em consórcios significa ver além dos números óbvios e compreender como a ferramenta consórcio nos ajuda a superar dificuldades que costumam nos impedir de conseguir formar patrimônio ao longo dos anos. Significa enxergar que o que se paga de taxa de administração é compensado pela velocidade com que se adquire um imóvel que irá valorizar mais do que o custo desta taxa ao longo dos anos. Significa compreender que fatores aparentemente negativos, como a baixa liquidez, na verdade são auxiliares na questão de conseguirmos cumprir com os objetivos inicialmente programados. O resultado final é atingido mais rápido e mais facilmente com esta ferramenta. Plantamos para depois colher.

Dizer que o Pensamento Positivo funciona, não quer dizer que basta ficar sentado esperando pelo melhor. Temos que agir! Pensamento Positivo funciona porque ao pensar desta maneira e externalizar isto ao mundo, atraímos para perto de nós pessoas que pensam de maneira semelhante, repelindo os negativos de plantão. Pessoas positivas geram melhores resultados porque demoram mais para desistir de algo, geralmente, aquele pouquinho a mais que era o necessário para o sucesso. Sucesso gera autoconfiança, que por sua vez gera mais sucesso. É uma bola de neve positiva 🙂

Quando ler meus textos, saiba que não escrevo verdades absolutas, mas sim, as minhas verdades naquele momento. Escrevo o que funciona para mim, não necessariamente algo que funcionará para você. Tento, sempre que possível, explicar os motivos de como as coisas funcionam para mim, tentando facilitar para você descobrir se o que relatei também funcionará para você.

Aproveite o que lhe servir. Ignore o resto. E seja feliz.

 

Comments on this entry are closed.