≡ Menu

Como ter seus emails respondidos com agilidade

Recebo mais de 2000 emails diários. Ainda bem que o antispam do gmail é excelente e me livra de mais de 1500 desses emails todos os dias. O que me deixa ainda com mais de 500 emails para responder a cada período de 24 horas.

Em uma análise rápida, 50% desses emails são de pessoas me pedindo algo para suas necessidades pessoais, 25% são de “pessoas muito legais”, 20% são oportunidades de negócios (leia-se, prováveis clientes para os consórcios que represento), e 5% são das pessoas importantes na minha existência, família e amigos próximos. Em um cálculo rápido, se levasse um minuto para cada email, levaria quase 10 horas para responder todos os emails que recebo. Teria que parar de viver, apenas respondendo emails. Um minuto é um tempo razoável para responder um email, mas normalmente levo bem mais tempo que isso, por exemplo, para responder dúvidas sobre os consórcios. Por outro lado, muitas dessas dúvidas poderiam ser resolvidas facilmente se as pessoas se dessem ao trabalho de ler as centenas de textos que escrevo sobre o assunto, ou pelo menos lessem os textos principais em http://www.investimentoemconsorcio.com.br e http://wwwinvestimentoemimovel.com.br

A questão é que estamos todos ocupados demais. Todos temos toneladas de emails. Não temos tempo para responder a todos.

Veja bem, estou na frente do computador em um sábado a tarde tentando dar conta de algumas centenas de emails enviados por pessoas realmente importantes que desejam fazer coisa muito interessantes comigo. Cada uma dessas pessoas é muito importante para mim. Mesmo assim, eu só tenho um número limitado de horas a cada dia. Estou em meu escritório num SÁBADO para tentar responder algumas dessas pessoas. É assim que estou com as coisas. Sei que você está assim também. Todos nós temos muitas mensagens lutando por nosso tempo.

O que fazer para termos mais chances de receber uma resposta? Se você deseja melhorar suas chances de receber resposta de alguém ativo e ocupado (como eu), acredito ter algumas sugestões e idéias. Isto se aplica mais aos emails de negócios, não os pessoais. Se eu já te conheço, pode me mandar email. Apenas me desculpe pois estou tendo problemas me afogando nos mesmos 🙂

Pensando no que me faz responder um email mais rápidamente do que outros, aqui está o que notei:

O que respondo mais rápido.

Se você deseja investir em imóveis, ou mais especificamente, se deseja contar comigo para auxiliar em todas as etapas do investimento, começando com os consórcios e investindo passo a passo de acordo com meu plano pessoal de investimentos, basta seguir o passo a passo descrito em http://www.megacombo.com.br/como-investir e me enviar seus dados pessoais para adquirir uma ou mais cartas de consórcio e se tornar meu cliente. Esta é a maneira mais simples e rápida de garantir uma resposta praticamente imediata 🙂

Apenas um assunto. Brevidade.

As pessoas que escrevem com uma só necessidade, um assunto bem definido (com título no email) e um tópico específico, recebem resposta muito mais rápido, pois eu consigo responder de onde estiver, as vezes até mesmo pelo celular.

Não tenho tempo para longas dissertações. Inicie com o que deseja de mim, sempre. Conte-me sua longa história (se achar que precisa), e então, mais uma vez, termine com o que deseja de mim.

O mais importante: inicie com o que deseja de mim.

Entre direto no assunto. A maioria dos emails possuem pelo menos 200 palavras para “limpar a garganta”. Fique a vontade para entrar direto ao assunto, não acharei que é grosseria.

A formatação importa.

Um email bem escrito, com os parágrafos bem definidos, com perguntas numeradas quando o assunto é mais longo, recebem resposta mais rápido, pois consigo ver o que desejam e tudo está sucinto.

Repetição funciona.

Pessoas que me reenviam o email, mas não fazem eu me sentir culpado sobem na minha lista de respostas porque eu me sinto culpado mesmo assim e eu tento responder o mais rápido possível. Eu realmente não desejo encorajá-lo a entupir minha caixa de emails, mas é verdade. Por favor verifique se seu email esteja de acordo com os outros tópicos que listo aqui 🙂

Costumo viajar com frequencia e ficar alguns dias longe dos emails não urgentes, então aguarde pelo menos uns três ou quatro dias antes de pensar em reenviar seu email.

Como expliquei antes, recebo muito spam. As vezes o antispam falha e bloqueia o que não deve. Se mesmo depois de me reenviar seu email eu não responder, e se o que você deseja respeita as outras observações deste texto, provavelmente seu email foi extraviado. Entre em contato por telefone, carta, sinal de fumaça, para que eu localize o problema e possamos estabelecer contato.

Mesmo quando estou viajando, fico sempre conectado. Meus clientes sempre recebem minha resposta. Fui claro?

Direto e óbvio.

Pessoas que enviam questões vagas não recebem resposta. Simplesmente não posso me incomodar tentando imaginar o que você deseja. Quem pergunta diretamente o que deseja conquista meu tempo.

Conectividade.

Se você comenta com regularidade em meus sites e blogs, ou se retuita meus textos, a chance de eu já lhe “conhecer” é muito maior.

Se você conhece alguém que me conhece, pedir uma introdução é uma excelente maneira de se aproximar mais rápido.

O restante.

Finalmente, o que recebo mais frequentemente são emails de pessoas que desejam ajudar. “Se eu puder te ajudar de alguma maneira, é só avisar”. Então, seguinte… Eu nunca respondo estes emails. Ninguém responde estes emails. Porque quando alguém procura ajuda, é quando está preparado para receber tal ajuda. Ofertas genéricas mostram um sentimento positivo, mas não possuem nenhuma forma de retorno possível, se isto faz algum sentido.

Ofertas unilaterais.

“Gostaria de te dar a oportunidade de fazer um link para meu site, pois falo de um assunto que pode interessar seus leitores.”

“Tenho um produto que acredito possa te interessar.”

“Seus textos são ótimos, estou começando a fazer o mesmo que você, a vender alguma coisa, fazendo um trabalho de aula, querendo abrir uma empresa, …, …, …, o que você teria para me dizer para ajudar? ”

A vida é dura para quem é mole. Não sou mãe de ninguém e não estou aqui para levar os outros pela mão. Se quer minha ajuda, antes de mais nada ajude a si mesmo assumindo sua responsabilidade de pesquisar e estudar antes de pedir tudo de mão beijada.

Quer ter seu email respondido?

Então, se deseja ter seu email respondido, não apenas por mim, mas por qualquer pessoa relativamente ocupada, estas são algumas dicas.

Alguma dica extra que você deseja deixar na seção de comentários?

E se te devo uma resposta, releia o texto acima e me avise se você acha que seguiu bem as sugestões.

Baseado em um texto do Chris Brogan.

Leia também: seus emails são muito longos.

Comments on this entry are closed.

  • Eduardo Pinheiro 18/12/2010, 14:36

    Ótimo. Estava pensando em escrever sobre o assunto, mas justamente o ângulo oposto: “Como eu consegui resposta de [Fulano de Tal]” e “Como eu consegui me encontrar com ______”. Tá na lista de assuntos a discutir. Abraço.

  • Ingue 20/12/2010, 10:09

    Se seguirem os passos acima, eu agradeço tb! 😉

  • Fernandes 04/01/2011, 07:00

    Olá, Encontrei voce hoje em sites de busca de investimento e passei a madrugada inteira lendo materias e sites q vc escreve. Morei no exterior alguns anos e consegui juntar 90 mil reais neste periodo. Acabo de voltar ao Brasil e gostaria de investir imediatamente este capital pois nao tenho renda fixa (free lancer) por isso mesmo nao gostaria de correr altos riscos.
    Interessante a proposta de INVESTIMENTO EM CONSORCIO mas nao entendi como funciona gostaria de obter maiores esclarescimento á respeito.
    Interessante tambem o investimento em consorcio para comprar meu primeiro imovel como forma de INVESTIMENTO E LOCAÇAO. Moro com meus pais em SP e nao tenho despesas de aluguel.
    Estou lendo ainda muitos sites á procura do investimento ideal e de menor risco: poupança, titulos de capitalizacao da cx etc…pois nao creio q com este valor consiga comprar um imovel que me de rendimento que eu espero (1000 reais mensais).
    Meu plano é comprar imoveis para locaçao (sempre nesta faixa de ganho citada acima para cada imovel) e no futuro viver desta renda, ou no caso aprofundar no ramo de investimento em consorcio assim como vc indica e recomenda.
    Voce poderia por gentileza me indicar uma luz? Eu nao tenho NENHUMA experiencia EM NEGOCIOS ou INVESTIMENTOS e nao gostaria de perder o unico patrimonio q possuo pra poder começar a minha independencia financeira. Vc poderia me enviar uma resposta no meu email ?

    Grato

    • Fabricio Stefani Peruzzo 20/02/2011, 14:48

      Oi Fernandes,

      O que indico para o investimento imediato do teu capital é exatamente o que faço com meus próprios investimentos, descrito em http://www.investimentoemimovel.com.br/invista-conosco

      O investimento em consórcio é um investimento para valores mensais que tu ganhes, não para um valor que já tenhas. É mais um plano de formação acelerada e alavancada de patrimônio do que um simples investimento. Mesmo sendo freelancer, tens um valor médio que costumas ganhar, podendo definir um valor mensal para investir desta maneira.

      Nota que o patrimônio que tu possuis é um início, mas é necessário um plano robusto para te proporcionar a aquisição dos imóveis futuros. Aí é que entram os consórcios. Para começar, basta seguir o passo a passo descrito em http://www.megacombo.com.br/como-investir

      Abraço.

  • Daniel 03/04/2011, 02:48

    Ola Fabricio, já trabalho com consócio, pois gostaria de melhorar cada vez mais meus conhecimento na area.
    O que vc me indica?
    Existe algum curso especifico, pois não estou satisfeito só com o que eu apreendi até o momento, quero saber mais.

    • Fabricio Stefani Peruzzo 04/04/2011, 10:40

      Oi Daniel,

      Não conheço nenhum curso específico sobre consórcios. Pesquisa na página da ABAC, lá é o lugar certo para se informar sobre o que acontece no mundo dos consórcios.

  • Juliana 21/09/2011, 11:20

    Leio Seus posts e sites todos os dias, tenho isso como regra! é minha Biblia de vendas! sou Vendedora de consorcio e comecei a 2 meses! e você já me ajudou bastante … obrigada! sou sua fã!

  • Helga 11/11/2011, 17:37

    Oi Fabrício, bão? 🙂

    Fantástico este texto e o outro (que me remeteu a este). hahahah. Adorei a parte que você disse que não é nenhuma diva mas ainda sim respeita o próprio tempo. 🙂

    Podexá que nossos próximos contatos serão sucintos e eficientes. 😀 Ou melhor dizendo: eficientes e eficazes.